Cursos de costura incentivam empreendedorismo feminismo
-
Foto: Secom / Divulgação -
Além de aprender sobre técnicas de costura, as mulheres são incentivadas a administrar seu próprio negócio
A costura tem sido uma ferramenta de desenvolvimento profissional para joinvilenses que participam dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Educação de Joinville. Nesta semana, o trabalho foi comemorado durante o evento Alinhavando o Futuro, que contou com palestra e exposição das costuras realizadas pelas alunas da Escola Têxtil, localizada no bairro Comasa.
A unidade oferece os cursos de costura industrial e modelagem em malha, costura industrial e modelagem em tecido plano e costura criativa. Atualmente, são 70 alunas frequentando as aulas na Escola Têxtil e sendo preparadas para se desenvolver profissionalmente na área.
Elas têm como exemplo algumas alunas que já se formaram nos cursos e hoje trabalham exclusivamente com a costura, como é o caso de Naíssa de Souza Gonçalves, de 24 anos. A jovem ingressou na Escola Têxtil no início do ano com o conhecimento básico na área e se formou em julho.
“Foi um divisor de águas na minha vida porque conquistei uma autonomia muito grande para fazer meus moldes e costurar minhas próprias roupas. Além disso, consegui realizar um sonho e hoje tenho uma lojinha online, que se tornou meu trabalho principal”, conta.
A coordenadora dos cursos profissionalizantes do Pronatec da Secretaria de Educação, Rosalia Vieira, explica que o objetivo é fazer com que as alunas tenham uma mudança de vida profissional e pessoal.
“Ao longo do curso, as professoras estão o tempo todo estimulando essas mulheres a gerar a própria renda a partir da costura, incentivando o empreendedorismo e empoderamento”, comenta.
Para melhor atender à demanda, a Escola Têxtil também passou por reforma recentemente. Duas salas de aulas receberam reparos e um terceiro ambiente foi aberto para ampliar o atendimento.
Além disso, a Casa Brasil Norte e Casa Brasil Nordeste também oferecem opções de cursos de costura. As inscrições são realizadas duas vezes ao ano, no início de cada semestre.
Deixe seu comentário